Uma mulher visualizando o condomínio do futuro.
O condomínio do futuro não está tão longe assim.

Talvez quando você leu essa pergunta, se a primeira coisa que passou em sua mente foram robôs efetuando serviços, carros voadores, reuniões de condomínio online, esteiras que ligam casas, elevadores ainda mais rápidos. Bom, algo como uma cena retirada do Os Jetsons, certo? 

Apesar dos carros ainda não voarem, muitas das tecnologias que acreditávamos estarem em um futuro distante, já são realidade em muitos empreendimentos. Não como as que falamos acima, mas serviços, aplicativos e dispositivos que tornam a vida da administração mais prática e trazem mais conforto para os moradores. 

Morador usando o Armário Inteligente

Mas afinal, como seriam ou como são os “condomínios do futuro”?

Condomínio do futuro ou condomínio inteligente, são aqueles que utilizam da tecnologia para otimizar e melhorar a experiência de todos que moram, trabalham ou administram o condomínio, oferecendo mais segurança, conforto e até mesmo redução de custos. 

Algumas das tecnologias utilizadas são; 

Portaria remota; 

Uma solução que permite o controle de acesso de visitantes e prestadores de serviços à distância por meio de uma central de monitoramento. 

Armários inteligentes; 

Um guarda volumes automatizado da EntregAli que tem a função de receber e guardar as encomendas, sem a necessidade de ter alguém para receber a entrega.

O entregador digita na tela do equipamento para qual apartamento está entregando. Automaticamente o morador cadastrado recebe uma notificação, por e-mail ou whatsapp, contendo um código de retirada.

Conveniências modernas; 

Minimercados ou lojas de conveniência, que dispõem de bebidas, snacks, frutas entre diversas outras coisas. O funcionamento no self-checkout, um modelo de autoatendimento, através do qual o próprio consumidor realiza o pagamento de suas compras, facilita para o condomínio, pois não é necessário que tenha alguém no local. 

Aplicativos de gestão comunitária; 

Plataformas digitais, como a Compass da SKR, que funciona como uma ferramenta para ativação condominial, ou seja, o morador faz o download do aplicativo, que permite, por exemplo, o cadastramento de visitantes, aviso de encomendas, comunicação com moradores e funcionários. 

Economia compartilhada: eletrodomésticos e lavanderia 

Empresas oferecem aluguel de eletrodomésticos portáteis, os mais procurados são máquina de lavar sofá, aspirador de pó, furadeira, batedeira e parafusadeira. O usuário aluga, utiliza e devolve.

Lavanderias compartilhadas, como a OMO Lavanderia, as máquinas possuem tecnologia de dosagem automática na versão profissional, modelo de serviço eficiente que lava e seca em 75 minutos e economizam até 65% de água e energia, quando comparadas às de uso residencial. 

Pelo aplicativo, o morador consegue agendar sua lavagem ou secagem, faz o pagamento e acompanha o andamento do ciclo.

Nem sempre é necessário começar o prédio do zero, utilizando os serviços e aplicativos, fazendo os ajustes necessários, é possível transformar o prédio em um condomínio inteligente. 

E o seu condomínio já está no futuro? Compartilhe conosco.

Deixe um comentário

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *