“Endereço não é mais onde as pessoas moram, mas sim os seus smartphones!”

O mercado imobiliário e logístico moderno deverá atender a esta nova premissa. Por isso as novas soluções para entrega de última milha levam em consideração onde as pessoas estão e sua disponibilidade para receber encomendas.

A entrega através de drones e veículos autônomos permitirão que os compradores das lojas virtuais recebam suas encomendas onde estiverem, com prazos e custos cada vez menores, melhorando assim a experiência do cliente.

Embora hoje a maioria dos clientes prefira receber suas encomendas em casa, há no mercado o surgimento de diferentes modais de entrega de última milha, e já em 2015 a pesquisa “State of eCommerce Delivery” identificou que os mercados eletrônicos mais maduros, como os da Europa, cresceram oferecendo opções diferentes das tradicionais.

Mesmo assim muitos abandonos de carrinho acontecem porque o custo da logística ficou muito alto quando comparado ao produto e porque não foi atendida a necessidade do cliente no momento de escolher a modalidade de entrega.

Uma outra pesquisa, “Europe’s Future Delivery Landscape”, foi publicada em 2017 também pela Metapack, e ainda mostra a mesma insatisfação: “(…) Por exemplo, metade (50%) dos compradores entrevistados indicaram que eles abandonaram seus carrinhos de compra online porque as opções de entrega foram insatisfatórias, ou não atendiam as suas necessidades. Claramente, quando se trata de conquistar e manter clientes, a entrega tem o poder de proporcionar ou acabar com a experiência de compra online, além de reforçar a fidelidade e engajar um novo público defensor de sua marca.”

Pensando nisso as empresas que estão liderando a polarização do mercado eletrônico mundial estão fazendo o que? Diversificando para aumentar as chances de atender o cliente. Com a instalação de uma fechadura automatizada você pode receber o entregador sem estar em casa. Ou se preferir, é possível que ele coloque a sua encomenda diretamente no porta-malas de seu carro!

E por aqui, como anda a coisa? Feia! O Brasil ainda é carente de modais de entrega de última milha e enfrenta aspectos estruturais sociais e regulatórios que dificultam a entrada de novas soluções. Ao contrário do que acontece no mundo, o tempo de entrega por aqui está aumentando com o passar dos anos.

Outras tendências que continuam a influenciar o mercado eletrônico são o aumento do número de compras feitas pelo smartphone, o crescente número de pessoas com acesso a internet e também a urbanização. Mesmo que 1/4 dos brasileiros tenham feito pelo menos 1 compra online no último ano, o crescimento deste número esbarra em problemas estruturais como a restrição de CEP. No Rio de Janeiro, por exemplo, 39% das residências tem seu CEP incluído na área de restrição de entrega pelos Correios, e em São Paulo esse número é da ordem de 29%.

As Caixas de Correio Inteligente trazem autonomia para que os consumidores possam receber suas encomendas de forma segura e onde preferirem: seja no seu condomínio, ou no seu local de trabalho.

O mercado imobiliário começa a ver que não basta vender metro quadrado, o que agrega valor é o conjunto de serviços que orbitam em torno de seus novos empreendimentos.

E os espaços de trabalho compartilhados também já enxergam essa necessidade de aumentar seus serviços de conveniência e segurança.

Termino esse artigo te convidando para conhecer o Collectspot VN Bela Cintra que é um dos diferenciais do empreendimento da Vitacon a ser inaugurado nos próximos dias!
🙂

Deixe um comentário

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *